Ao lado da estação há uma torre cilíndrica de vidro, um monumento em memória às 191 vítimas do atentado ao trens de Madri em 11 de março de 2004:
Atravessando a rua da estação para finalmente chegarmos ao Museu Reina Sofia:
O Reina Sofia é o principal museu de arte de Madri. Os elevadores de vidro do lado de fora nos levam a vistas panorâmicas da cidade:
A bela coleção permanente mostra arte espanhola do século XX: cubismo, surrealismo, realismo e informalismo. A arquitetura antiga do museu se contrasta com a extensão feita em 2004, com teto vermelho e vidros, onde ficam as galerias temporárias, biblioteca, loja, salas de cursos, restaurante e auditório.
Lá pudermos ver obras maravilhosas como Guernica de Picasso, bem como todo o seus percusso de estudos até chegar na obra em si. Além das obras de Picasso , há no andar varias obras de outros artistas que retratam a trágica época.
Ainda pudemos viajar com Salvador Dali em suas obras surrealistas e seu diálogo com tal manifestação. Observamos também as obras de Miró e seu mergulho tão intenso com o interior da alma que chega a apresentar a primeira vista trabalhos infantis como os do Lipe... Pena que o Lipe dormiu no carrinho durante nossas 3h de visita! Outra pena foi não poder ter tirado fotos!
É proibido!
Ainda antes de sairmos do museu visitamos a exposição temporária: Máquinas&Almas, de arte digital... Impressionante!
Saindo de lá nos alimentamos com uns tapas e fomos até o tão esperado parque do Lipe, o Parque del Retiro, abaixo a entrada do parque:
Logo encontramos o tão esperado parquinho infantil:
Em nosso passeio pelo parque encontramos El Palácio de Cristal (1886), é um dos diversos locais de exposição do parque:
Em frente ao Palácio de Cristal há um lago encantador:
Aqui nossa família se reúne para uma foto e logo depois uma gafe do maridão... hehe Essa tenho que contar...
Não havia nenhuma placa de exposição na entrada. Chegamos ao Palácio de Cristal e ele vazio, piso de mármore com fissuras desenhadas e nestas fissuras água... Por algum motivo as pessoas não pisavam no meio do piso do palácio, davam a volta. Copiei os modos dos outros e dei a volta pelo palácio. Caio achando estranho ter que dar a volta pela lateral do palácio, passa brincando com o Lipe pelo meio, até que ouve:
- Señor, por favor, senhor! No podes pisar aí és uma obra!
Claro que fingi não conhecer meus amados e os encontrei lá fora... Rimos muito!!!!
Palácio Velázquez foi construído para uma exposição de arquitetura, pode?
Monumento a Afonso XII,em 1902 foi convocado um concurso nacional para construir um monumento ao rei Afonso XII. Quem ganhou foi o arquiteto José Grases Riera com um projeto grandioso em bronze e mármore. Foi inaugurado a 3 de Julho de 1922. Demoraram 20 anos para finlizar a obr por falta de recursos, e haja recursos, o monumento é grandioso! Ali os madrileños usam as escadas para conversar, fazer piqueniques e tomar sol.
Aqui papai Caio e seu filhote fazem uma pose no meio da obra de Victor Ochoa, aqui nenhuma gafe porque é costume na visita tirar tal foto! hehehe:
A família feliz no passeio com o barco a luz solar ao final da tarde, já eram mais de 19h!
Lipe teve que parar para brincar no parquinho depois da sua jantinha e só saimos depois das 21h. Aliás o horário do Parque do Retiro, no verão é esse: fechamento - após o por-do-sol. Não é o máximo? O Parque fica lotado até a luz natural acabar e quando isso acontece uma multidão vai em direção a saída, que dá para de frente à Puerta de Alcalá: