Levei o Lipe e o Nico para assistir.
Eles adoraram!!!!
Fiquei impressionada como o Lipe já faz perguntas e estabelece relações com o mundo. Sou corujona, né?
- Mamãe, dragões são parentes do dinossauros?
- Como o Soluço está lendo um livro que não tem letras, apenas rabiscos? (se referia à escrita runas, que utilizava símbolos diferentes dos nossos).
- Os vikings eram piratas que caçavam dragões no lugar de tesouros?
Aqui vai um pouquinho sobre o filme...
Dos mesmos produtores de Shrek e Kung Fu Panda, a Dreamworks adapta o primeiro volume da série de livros de Cressida Cowell.
Na trama, um menino miúdo chamado Soluço é filho do chefe de uma aldeia viking cuja grande atividade é se defender matando os dragões que aterrorizam seu vilarejo. O pai o proíbe de ajudá-los nessa tarefa por conta de seu porte físico, absolutamente franzino, e seu jeito um pouco atrapalhado. Mesmo assim, Soluço inventa armas de ataque aos dragões, mas a cada tentativa, as coisas só pioram e ele se torna a cada dia motivo de piadas dos outros jovens, de preocupação para os adultos e de vergonha pelo seu pai.

Em um dos ataques de dragões, Soluço decide caçar um animal por conta própria,querendo de uma vez por todas perder essa fama. Porém, acaba apenas o ferindo e, ao encontrá-lo machucado, descobre que realmente não é um caçador de dragões, não consegue matá-lo e acaba libertando o dragão mais temido e nunca visto por um humano, dragão este que faria dele o viking mais respeitado de toda aldeia. Por sua vez, o Fúria da Noite, apesar de terrível, também poupa a vida do menino. Assim, nasce uma grande amizade entre ele e o dragão Banguela, que ensina no cotidiano o pequeno Soluço os hábitos dos temidos animais e a domá-los.
E próximo passo do pequeno soluço será muito mais difícil: provar ao seu povo que é possível treinar um dragão e que tudo que eles sabiam a respeito das "temíveis feras" está completamente errado!
Vale a pena entrar nesse universo encantado, voar entre as nuvens em cima do animal alado e se assutar com as chamas e ruídos dessas feras!!!

A adaptação rendeu várias versões de livros do filme. Muitos bastante comerciais e com textos muito empobrecidos. De todos que analisei, indico Como Treinar o Seu Dragão: Por Soluço Spantosicus Strondus, de Cressida Cowell, o livro que deu origem ao filme e que foi traduzido por Heloísa Prieto, autora consagrada por seus livros com temas sobrenaturais. Aliás, de tudo que vi nas livrarias, esta é a obra mais barata.
Vale ler junto com seu filho e comentar as diferenças sobre as obras no cinema e no texto original. Para os maiores, é interessante estimulá-los a ler sozinhos, compartilhar experiências leitoras e, ainda, comparar com a adaptação do cinema, numa conversa gostosa entre leitores experientes, assim como fazemos num jantar com amigos.
Bom divertimento!!!
Para mais indicações de livros sobre o assunto deixe um comentário!!!