Lilypie Fifth Birthday tickers

sábado, 20 de setembro de 2008

Visita ao Museu Reina Sofia e ao Parque del Retiro

Hoje fizemos uma visita pela parte central de Madrid. Temos tido a sorte de dias lindos e ensolarados, num calor de 30 graus. O dia começa bem agradável, mas lá pelas 14h o calor é enorme!

Iniciamos nosso passeio de hoje pegando um trem. Lipe tem amado essa parte do passeio! Da estação Las Rozas fomos direto até La estación Atocha que já é uma atração a parte: construída no século XIX por Alberto del Palácio, dentro dela podem ser observados 2000 m2 de jardim tropical com muito verde, plantas aquáticas, laguinhos, tartarugas e peixes:



Ao lado da estação há uma torre cilíndrica de vidro, um monumento em memória às 191 vítimas do atentado ao trens de Madri em 11 de março de 2004:


Aqui estou ainda em frente à estação Atocha, ao fundo se vê o prédio do Ministério da Agricultura:

Atravessando a rua da estação para finalmente chegarmos ao Museu Reina Sofia:


O Reina Sofia é o principal museu de arte de Madri. Os elevadores de vidro do lado de fora nos levam a vistas panorâmicas da cidade:


A bela coleção permanente mostra arte espanhola do século XX: cubismo, surrealismo, realismo e informalismo. A arquitetura antiga do museu se contrasta com a extensão feita em 2004, com teto vermelho e vidros, onde ficam as galerias temporárias, biblioteca, loja, salas de cursos, restaurante e auditório.

Lá pudermos ver obras maravilhosas como Guernica de Picasso, bem como todo o seus percusso de estudos até chegar na obra em si. Além das obras de Picasso , há no andar varias obras de outros artistas que retratam a trágica época.

Ainda pudemos viajar com Salvador Dali em suas obras surrealistas e seu diálogo com tal manifestação. Observamos também as obras de Miró e seu mergulho tão intenso com o interior da alma que chega a apresentar a primeira vista trabalhos infantis como os do Lipe... Pena que o Lipe dormiu no carrinho durante nossas 3h de visita! Outra pena foi não poder ter tirado fotos!
É proibido!

Ainda antes de sairmos do museu visitamos a exposição temporária: Máquinas&Almas, de arte digital... Impressionante!

Saindo de lá nos alimentamos com uns tapas e fomos até o tão esperado parque do Lipe, o Parque del Retiro, abaixo a entrada do parque:


Logo encontramos o tão esperado parquinho infantil:



Aqui imitamos os madrileños e fizemos do parque nossa praia, ao passear pelo parque vemos muitas cenas assim e até pessoas tomando sol de roupa de praia!


Após conseguirmos tirar o Lipe do parquinho infantil, continuamos nosso passeio pelo parque... Aqui passamos pelo Chafariz "El Anjo Caído", preciso dizer que Lipe se encanta com os chafarizes?


Em nosso passeio pelo parque encontramos El Palácio de Cristal (1886), é um dos diversos locais de exposição do parque:


Em frente ao Palácio de Cristal há um lago encantador:


Aqui nossa família se reúne para uma foto e logo depois uma gafe do maridão... hehe Essa tenho que contar...

A gafe:
Não havia nenhuma placa de exposição na entrada. Chegamos ao Palácio de Cristal e ele vazio, piso de mármore com fissuras desenhadas e nestas fissuras água... Por algum motivo as pessoas não pisavam no meio do piso do palácio, davam a volta. Copiei os modos dos outros e dei a volta pelo palácio. Caio achando estranho ter que dar a volta pela lateral do palácio, passa brincando com o Lipe pelo meio, até que ouve:
- Señor, por favor, senhor! No podes pisar aí és uma obra!

Claro que fingi não conhecer meus amados e os encontrei lá fora... Rimos muito!!!!

Do outro lado do Palácio achamos a placa:

Aqui vão mais informações sobre a obra pisoteada por "mis amores":
Escultura es una instalación compuesta por piezas de mármol blanco de Macael que han sido labradas por Evaristo Bellotti (Algeciras, Cádiz 1955) en las canteras almerienses. En total, 1.668 losas de mármol, todas de la misma medida, que cubren la totalidad de la planta del Palacio de Cristal. En la muestra es fundamental la participación del espectador. El agua que emerge del suelo y se proyecta en todas las direcciones hasta perderse de vista, va cubriendo las piezas de mármol y asentándose en la sucesión de incisiones y depresiones, charcos donde el agua queda atrapada. El público se adentra en la instalación, pisa descalzo el pavimento y toma contacto directo con la obra a través de los sentidos. Los pies de los visitantes podrán pisar los charcos de agua y sentir las depresiones labradas en el mármol. El espectador se convertirá así en paseante y el volumen de la escultura en un paisaje.

Palácio Velázquez foi construído para uma exposição de arquitetura, pode?


Monumento a Afonso XII,em 1902 foi convocado um concurso nacional para construir um monumento ao rei Afonso XII. Quem ganhou foi o arquiteto José Grases Riera com um projeto grandioso em bronze e mármore. Foi inaugurado a 3 de Julho de 1922. Demoraram 20 anos para finlizar a obr por falta de recursos, e haja recursos, o monumento é grandioso! Ali os madrileños usam as escadas para conversar, fazer piqueniques e tomar sol.

Em frente ao monumento há um lago, cheio de barquinhos a remo e um barco maior à luz solar, o local é super charmoso:


Aqui Lipe senta na ponta do monumento, faz pose e pede: "Tira uma foto minha?" Ele amou!


Aqui papai Caio e seu filhote fazem uma pose no meio da obra de Victor Ochoa, aqui nenhuma gafe porque é costume na visita tirar tal foto! hehehe:


A família feliz no passeio com o barco a luz solar ao final da tarde, já eram mais de 19h!


Lipe teve que parar para brincar no parquinho depois da sua jantinha e só saimos depois das 21h. Aliás o horário do Parque do Retiro, no verão é esse: fechamento - após o por-do-sol. Não é o máximo? O Parque fica lotado até a luz natural acabar e quando isso acontece uma multidão vai em direção a saída, que dá para de frente à Puerta de Alcalá:
Como a noite estava maravilhosa e as ruas cheias, aproveitamos para passear pela cidade a noite... Aqui algumas imagens do que vimos e nos maravilhamos...

Fico devendo as últimas fotos da nossa night...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Plaza de Santa Ana

Hoje fomos a Plaza de Santa Ana, havia lido que lá era recomendado para crianças por ter parquinho. Após a sonequinha da tarde do Lipe pegamos o trem, depois o metrô e descemos na Estación Sevilla. Foi fácil de achar e fica bem no centro de Madrid, um local lindo!!!!


Da estação até o trem passamos por lojas bacanas de instrumentos musicais, nem preciso dizer que Lipe delirou! Passamos por casas de apresentação flamenca e várias lojas antigas.

Lá nos encontramos com o Caio, demos uma volta juntos pelos arredores, jantamos e brincamos no parquinho da praça:



Abaixo o Teatro Calderon de La Barca, que fica em frente a praça:


A Plaza de Santa Ana antigamente era ocupada pelo mosteiro de Santa Ana, que foi destruído durante o governo de José Bonaparte (1808-1813), a praça é cercada por bares, hotéis, teatro, mesas nas calçadas, músicos de rua e muitas pessoas se divertindo.
Aqui estou eu na mesa do restaurante La Taberna:

Abaixo, estamos ainda na plaza ao lado da estátua que homenageia Federico García Lorca, por Julio López Hernández. García Lorca foi um grande escritor espanhol, que foi preso e executado com o conhecido argumento: "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver". Ao fundo o maravilhoso hotel Meliá, antigo hotel das touradas ou algo do gênero.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Peixe, muito peixe!

Ontem e hoje nos esbaldamos nos pescados... deliciosos!!!!
Pena que mandamos ver antes de uma foto...hehe

Arroz aqui nem pensar, só papas (batatas)!
Mas veio o peixe bem servido numa travessa cheia batatas, beringelas, abobrinhas, aspargos e... tomates!!! Lipe amou!!!!

Aqui provou carambola em calda, mas disse que a da escola é mais gostosa!


Aliás as frutas e sucos tem sempre esse problema: gosto de frutas em calda!
O jeito é aproveitarmos as frutas do café: melão, melancia, kiwi, pêssego ou laranja... Lógico que não são todas essas de uma vez, mas sempre vem duas! rs

Domingo mudaremos para o flat e aí será mais fácil alimentar o pequeno...



Outra coisa que atrapalha são os horários: almoço aqui só após às 13h e jantar, acreditem, só após as 21h. Pode? Lipe tá caindo de sono nesses horários... O engraçado é que se você chegar 5 minutos antes, ainda não se pode sentar à mesa, nem para o suco! Eles te colocam no bar e lhe servem apenas as bebidas prontas e os tapas da vitrine:




E como os espanhóis comem tapas!

Tapas são petiscos que acompanham bebidas, muito comuns nos bares e restaurantes, eles ficam em vitrines ou em pratos para que você escolha. Esse termo "tapas" começou no século XVIII, quando Carlos III insistiu que sua companhia cobrisse o vinho com um prato de comida para evitar que o pó entrasse nela (tapa quer dizer "tampa").

Aqui não tem tomate nem pepino?


Lipe está começando a apontar saudades de nossas delícias brasileiras...

Ontem no parquinho de areia cozinhou arroz e feijão, fantasiou comprar um cacho de uvas...

E no jantar pediu um suco de uva... mas o suco era verde e ainda tinha um gosto perto do vinho adocicado com mel... Eca!!!!


Na segunda pediu ao garçom um suco de melancia... expliquei que era de sangría e o garçom: Esse suco existe em algum lugar? hehehehe


Agora pela manhã ele disse: aqui na Espanha não tem tomate nem pepino?

Hoje farei uma busca por esses alimentos, mas acho difícil, de todos os percursos que já fiz não vi uma casa de frutas e verduras, só no mercado mesmo e tão mirrado!!!!


Besos!!!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dia da ressaca...

Hoje Lipe deu muitos sinais de cansaço e achei melhor deixá-lo dormir o quanto pudesse.

Por conta disso dei uma papinha nestlé prá ele e nem almocei, comi umas frutas do café.

Depois que ele acordou comemos um lanche da tarde e brincamos um tempão na banheira até o papis chegar.

A noite saímos nós três para passear e jantar numa espécie de shopping em Las Rozas: o Centro de Ócio... Lá tinha um parquinho público lindo, aliás pouco se vê brinquedos eletrônicos aqui, em todos os cantos há praças e brinquedos para crianças.

Depois de um jantar horrível e um suco de uva verde nos deliciamos com um sorvete:

E meu moleque faz pose:

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Segunda-feira: Nosso primeiro dia sozinhos!

Hoje o Caio começou o curso e ficamos sozinhos.
Após um café caprichado, mais uma sonequinha, porque Lipe ainda está sentindo os sinais do fuso, almoçamos e pegamos o trem para Madrid.

Chegando na estação Príncipe Pío (1881), Lipe brincou nesses carrinhos:
Assim que saímos das escadas entramos em uma espécie de shopping moderno com lojas, restaurantes e cinemas. É interessante estarmos em um local tão antigo e tão moderno ao mesmo tempo...


Da estação de trem empurrei o carrinho por mais de um quilômetro e aqui chegar...

Plaza de España:

Separando a Gran Vía da Calle Princesa, a praça tem como fundo dois arranha-céus contruídos nos anos 50, o Edificio España e a Torre de Madrid, ambos projetos dos irmãos Otamendi (em reforma atrás).

A estátua de Don Quijote e Sancho Panza (nos cavalos acima) na Plaza de España fica aos pés do monumento que homenageia o autor, Miguel de Cervantes. Os quatro lados do monumento são repletos de personagens e cenas da obra, incluindo Dulcinea de El Toboso (abaixo), a "bela" donzela dos sonhos do cavaleiro.
Aqui Lipe se encanta com Dulcinea de El Toboso e a água que caía...


Tem muitas dessas árvores aqui... são lindas!!!


Após mais uma caminhadinha empurrando carrinho pelo Viaducto, antigamente conhecido pela "Ponte suícida" até o conselho da cidade colocar telas contra suícidios em 1997. Passamos por vários prédios e contruções lindas, antigas e modernas misturadas... Ainda no caminho Lipe quis pular do carrinho: ficou admirado com o grande sorvete... é lógico que fizemos uma paradinha, pois estava uns 30 graus!!!!

Então chegamos ao local tão esperado pelo Lipe: o parquinho que fica entre o Palácio Real e a Praça Oriente:



Nos encontramos com o papai na praça, deu para brincar bastante e depois pegamos um taxi rumo ao norte de Madri para conhecermos antes de ir de dia...

As construções são lindas, mas não tirei fotos de dentro do carro... nãodeu...

Tiro quando voltarmos de dia...

Para finalizar o dia, jantamos no Hard Rock Café - Madrid. Lipe amou as guitarras, violões e outros instrumentos pelo local, cantou até alguns rocks que ali tocou... Mas não me encantou muito passear num local tão americano dentro da Europa...

Lipe desmaiou no caminho de volta e dormiu sem tomar banho!!!! hehehe