Lilypie Fifth Birthday tickers

sábado, 4 de outubro de 2008

Paris, Paris... PARTE 2

Tá dificil de postar, viu?
Mas não quero perder os detalhes que guardei em minha memória... hehe
Aqui nós entrando no pátio do Museu do Louvre... Nossa, é de arrepiar lembrar que lá estivemos, um verdadeiro sonho!

O museu faz um formato de U enooooorme! A construção foi feita aos poucos, por vários reis da época e cada um deixou a sua marca, muito comum nas construções vermos vários brasões com a inicial do rei N de Napoleão III (sobrinho do famoso Napoleão), H de Henrique, L de Luís...
Aqui Lipe na beira da fonte vestido de ursinho, todo encapusado pois apesar do dia lindo, estava um gelo!
Aqui ele jtinha acabado de acordar do carrinho, por isso a chupeta estragando a foto linda!
Chupeta de lado e nós em frente de uma das pirâmides do Louvre, a claridade do dia era tanta que ele mal conseguia abrir os olhinhos:
Logo venho com fotos da nossa visita ao interior do Louvre, nessa hora nem entramos, afinal o dia estava lindo e queríamos aproveitar para conhecer mais da cidade...
Por uma das saídas do Louvre damos de frente ao Palais Royal, foi construído entre 1624 e 1645, para ser residência do Cardeal Richelieu, que doou o palácio a Luís XVIII quando morreu. Hoje é sede do Conselho de Estado, da Corte Constitucional e do Ministério da Cultura:
Passando por uma fachada de colunas, vemos o Pátio de Honra do Palais Royal, e suas esferas de aço no centro do lago:
Do outro lado vemos esse lindo jardim que também faz parte do Palácio:
Onde Lipe pode brincar e se divertir:
Após um passeio pelas laterais do jardim onde se encontram lojas originais de objetos antigos e livros raros e passarmos pela estátua de Joana d'Arc não fotografada pela fome, atravessamos esse linda rua onde se vê ao fundo o Teatro Ópera o qual trarei mais imagens de sua magestosa frente depois, na lateral direita da foto algo que nos encheu de orgulho: o cartaz do filme Blindness - Ensaio sobre a cegueira, que está fazendo o maior sucesso na França! Nos deu ainda mais vontade de assitirmos ao vídeo, já que o livro de Saramago é ótimo! Alguém aí já assitiu0o?
Após o almoço do Lipe e nosso lanchinho tipicamente francês: pão francês (que não é o nosso pãozinho de cada dia!) com gãos, frios e nozes! Uma delícia!

Fomos aos Jardins das Tuileries, que fica entre a Place du Carroussel e a Place de la Concorde. Para mim, mais um parque do que jardim, separado por dois lados totalmente simétricos: dois lagos, (um de cada lado) com pessoas sentadas a sua volta, tomando sol, lendo ou conversando; pessoas caminhando pelos passeios; váaaaaarias estátuas de deuses gregos; e pequenos cafés com mesas embaixo de árvores. Lá Lipito brincou, sentou-se no meio dos parisenses e se divertiu até chegar o soninho da tarde:


Por esses jardins andmos cerca de 1km até chegarmos ao seu final: com lindos portões e estátuas e na sua frente a Place de la Concorde, na foto acima se vê o obelisco da praça.

Place de la Concorde

Em 1779 ela foi dedicada a Luí XIV, onde havia uma estátua dele ao centro. Mas essa estátua foi abatida durante a Revolução Francesa e em seu lugar foi erguida uma guilhotina onde morreram Luís XVI, a rainha Maria Antonieta, Danton, Madame Roland, Robespierre e Saint-Just.
Abaixo uma foto tirada de lá, mas não achei a foto do obelisco... :(
Em 1836 quiseram mudar a imagem da praça e seu passado sangrento nela, até que finalmente em 1840 tomou o aspecto atual: no seu centro, onde antes ficava a guilhotina, foi colocado o Obelisco Egípcio proveniente do Templo Luxor, doado em 1831 por Mehmet-Ali a Luís Filipe. O Obelisco mede 23m e é todo decorado com hieroglíficos que ilustram os feitos do faraó Ramsés III.

(vou colocar aqui a foto)

Andamos um bocadinho pela Champs-Élysées, onde havia uma exposição de aviões e helicópteros da aeronautica, até chegarmos no Petit Palais, hoje museu de artes:

E do outro lado da rua o Grand Palais com seu teto todo de cristal, hoje também um mudeu de exposição de arte:
De lá pegamos a Ponte Alexandre III, linda demais! Foi construída para celebrar a união russo-francesa entre 1896 e 1900. Ela é toda decorada com estátuas douradas que remetem à Russia e França, além de cupidos e grinaldas que brilham de longe:
Na foto acima um ciclista. Tinha que comentar isso: como os parisenses usam bicicletas como meio de transporte. O governo deixa bicicletas nova próximas ao metrô, com uma moeda (de não sei quantos euros) se pega uma bike que pode ser deixada em qualquer outro estacionamento delas. É muito bonito ver como as pessoas a usam, como os motoristas as respeitam (apesar de serem uns doidos!)...

Nós ainda na ponte Alexandre III (lipe dormia) e a Torre Eiffel atrás:
Nós na busca da Torre! Caminhamos pela margem do Rio Sena até que chegamos pertinho dela:
Chegamos!!!!!
Quando estávamos na fila da subida Lipe acordou todo feliz por estar embaixo de uma torre tão grande e alta, subimos com o elevador até metade dela e olha a vista que ganhamos:
De cima da Tour Eiffel: rio Sena e Paris...
Ainda lá em cima: o Palais Chaillot e seus grandes jardins e lago...
Nós e meus cabelos esvoaçantes:
Aqui o Champ-de-Mars visto do alto da Tour Eiffel:

Maravilhoso, não?

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Paris, Paris...

Esse final de semana foi tirado para realizarmos um sonho: conhecermos um pouquinho de Paris!

Tivemos dias tão lindos e tão especiais, que não consegui escolher as fotos...
Por isso posto várias em 3 dias diferentes, ok?

Pegamos um avião aqui em Madrid e em 1h e 50min, chegamos em Paris... O aeroporto de Madrid é muito mais moderno e bonito, mas enfim, Paris!!! Paris, Paris, Paris...

Aqui estamos na esteira rolante do aeroporto. Ela nos leva num túnel transparente de um prédio ao outro do aeroporto:

O frio estava de matar! Um gelo! Disseram-nos que lá tinha chovido a semana toda, algo comum na cidade...
Ficamos hospedados num hotel bem antigo, mas bem charmoso como tudo é em Paris:


Lipe dormiu como um anjo e acordou super animado, apesar de termos colocado o despertador para tocar mais cedo do que costumamos acordar. Então logo de manhãzinha saímos em busca da Catedral de Notre Dame:
Tivemos muita sorte, porque após vários dias de chuva, amanheceu um lindo dia de sol!
Praça da Catedral:

Rua ao lado da catedral. Tomamos um café delicioso e caríssimo (rs) no Aux Tours de Notre Dame (no toldo vermelho da foto):

Na catedral estava acontecendo uma missa para no máximo 20 pessoas, mas como é grande e a missa acontecia lá na frente, ninguém nem percebeu que tiramos essa fotinho:
Ela é escura, iluminada por poucas lâmpadas, mas isso fez com que os vitrais ficassem lindos de se ver:

Uma das capelas laterais dentro da Notre Dame:Essas esculturas enfeitam as paredes laterais do altar principal, são vários quadros representando a vida de Jesus Cristo:
Saímos da Catedral, que fica numa ilha do rio Sena, rio dos namorados, por uma de suas pontes:

Da catedral fomos até o coração do Quartier Latin (Bairro Latino) um dos locaisl mais antigos de Paris. Nele foi construída a primeira universidade da França: Sorbonne, onde os mestres e alunos só falavam latim, a língua culta da época, por isso o nome Bairro Latino. Nele conhecemos livrarias antiqüíssimas, lojas, cinemas... Herança de uma época em que ali era o bairro dos estudantes. Abaixo a Place Saint Michel, da época de Napoleão III e a fonte de São Miguel vencendo o dragão (obra de Davioud, de 1860) que foi construída em homenagem a seu tio Napoleão, como gostaria de ser visto: o derrotador de dragões:De lá voltamos ao rio Sena, que divide a cidade em duas, e fizemos um passeio por uma de suas charmosas margens:
Por esse rio são feitos os transportes de vários materiais usados na cidade. São tranportados, também, turistas como nós pelos famosos Bateaux Mouches, barcos moscas.
Abaixo uma das pontes do rio, construída a pedido do rei Henrique IV, ela é decorada por vários rostos, cada um com uma expressão diferente. Em cima da ponte há locais para observar o rio.
Aqui uma estátuta de Henrique IV, um dos reis mais queridos da França é chamado de: Grande Le vert-galant (Grande por ter restaurado a prosperidade da França após 30 anos de guerra entre cristãos e protestantes . E Le vert-galant, por suas ligações com as mulheres mais belas da época:

Depois escrevo mais sobre a vida de Henrique IV e suas mulheres vivendo todas juntas onde é hoje o Museu do Louvre e coloco nossas fotos das outras visitas... Aguardem!!!!!