Lilypie Fifth Birthday tickers

domingo, 31 de maio de 2009

Arte para crianças - Sesc Pompéia

A arte não reproduz o que vemos.
Ela nos faz ver.
Paul Klee

Neste sábado fomos numa exposição de arte contemporânea especialmente criada para crianças, sob a curadoria de Evandro Salles. Ela reúne artistas de diferentes gerações que trabalham linguagens diversas. O mais interessante foi ver Lipe contemplar e sentir a arte de uma maneira totalmente natural e prazerosa. É a chance, também, de adultos experiementarem a arte esquecendo as normas impostas pela sociedade e vivenciarem-a como crianças.

A cada instalação as crianças são convidadas a interagir e a produzir novas obras de arte. Lipe passou por cada uma delas com muito interesse e satisfação.

Eu queria começar a nossa visita pela escultura de Ernesto Neto, pois haviam me avisado que era a mais procurada, porém Lipe já foi entrando no ritmo da visita, descobriu "pedras musicais" as quais Nuno Ramos colocou em cada pedra um instrumento muito redescoberto com muita alegria pelo Lipe.

Enfim, chegamos na Obra de Ernesto Neto, aproveitamos que éramos os primeiros e nos esbaldamos. Entramos num mundo branco descalços e lá foi uma diversão certa: nos afundamos numa grande nuvem branca (denominada pelo Lipe) de tecido, com bolinhas minúsculas de isopor. Brincamos com as bolinhas também brancas, rimos muito e tudo estava tão confortável que nem vimos o tempo passar. Difícil foi sair de lá! Mas o convite era mesmo esse, o de nos aconchegar como se estívessemos na barriga da mãe.

Em uma mesa com cadeirinhas fomos construindo belezas com pedacinhos dos desenhos de Athos Bulcão até ficarmos satisfeitos com o que víamos. Ao acabar Lipe parou e disse: olha alguém fez um grandão, quase igual ao meu!

Nas dobraduras com chapas de ferro de Amilcar de Castro, nos aventuramos a recriar esculturas como as dele com folhas de papel.

Ainda de Amilcar, vimos esculturas de madeira que mais pareciam blocos pesados de ferro e em mesinhas com almofadas brincamos de com blocos de madeiras pequeninos e fizemos grandes arquiteturas.

Numa casinha bem pequena e toda branca encontramos um monte de xilogravuras pequeninas de Rubem Grilo, lá brincamos de adivinhar quais coisas estavam desenhadas. Lipe levou um susto: um dos desenhos se mexia!

Também tinha uma estrutura de casa lá, mas toda colorida. Era o convite de Eduardo Sued para lá entrarmos e vivermos a experiencia de um mundo colorido. Então pegamos vários tecidos coloridos e estapados e montamos uma cabana-labirinto colorido.

Na instalação de Yoko Ono brincamos de passar por ela e vermos as coisas de um modo diferente: passávamos por cortinas cheias de bolinhas azuis, por um labirinto, por uma escada que terminava com um escorregador, um corredor que começava largo e se estreitava, um túnel alto que ficava cada vez mais baixo e terminamos num corredor com espelhos onde nos víamos reproduzidos milhões de vezes.

Fizemos nossos pedidos na árvore dos desejos.

E terminamos nosso passeio pela vassoura "infinita" ("La Bruja") de Cildo Meireles, com 1600 pontas de lã que saem de uma vassoura e as crianças podem nela mergulhar... Lipe mergulhou e lá ficou, de tão cansado que estava. Curtiu a arte até o fim!

Não participamos das vídeo-histórias, pois Lipe ficou assutado com as salas pequenas, escuras e fechadas com cortinas. Mas com certeza voltaremos para assitir: "Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo", com poemas de Manoel de Barros, roteiro de Bianca Ramoneda e música de Tim Rescala; "Sobre Dois Quadrados", uma fábula suprematista de El Lissitzky; e "Xipófagas Capilares Entre Nós", baseado na obra homônima de Tunga.

Dicas da mamãe:

- Chegue um pouco antes das 10h e leve seu filho direto à instalação "Universo do Bebê", de Ernesto Neto, assim você pode aproveitar a exposição com mais calma já que começa a encher após as 11h e aproveita com calma a única instalação que forma filas.

- Para estacionar: Chegando mais cedo você consegue estacionar seu carro na rua com tranquilidade. Para quem prefere o conforto e segurança do estacionamento ao lado da entrada do Sesc terá que pagar o preço fixo de R$10,00 do dia, no Shoping Pompeia Nobre (Rua Clélia nº33), aos sábados e por R$5,00 durante a semana. Há outras opção de estacionamentos ainda na rua Clélia, porém mais afastados e mais baratos.

- Próximo ao Sesc Pompéia encontra-se o Shopping Bourbon, com toda a estrutura dos shoppings paulistanos. Lá indico a Livraria Cultura com um espaço delicioso de leitura para crianças.


Dica para minhas amigas educadoras:

A exposição conta com uma equipe de educadores e com agendamento de visitas escolares de terça à sexta.


Anote em sua agenda:

De: 15/05 a 02/08.

Terça a sábado, das 10h às 21h.

Domingos e feriados, das 10h às 20h.

Preço: totalmente grátis!


Local: Sesc Pompéia.

Rua Clélia, 93

Pompéia

São Paulo - SP

cep 05042-000

Como chegar (mapa do google)

telefone: 11 3871-7700

fax: 11 3865-0324

e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br