Lilypie Fifth Birthday tickers

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como treinar seu dragão - filme e livro.

Levei o Lipe e o Nico para assistir.
Eles adoraram!!!!
Fiquei impressionada como o Lipe já faz perguntas e estabelece relações com o mundo. Sou corujona, né?
- Mamãe, dragões são parentes do dinossauros?
- Como o Soluço está lendo um livro que não tem letras, apenas rabiscos? (se referia à escrita runas, que utilizava símbolos diferentes dos nossos).
- Os vikings eram piratas que caçavam dragões no lugar de tesouros?


Aqui vai um pouquinho sobre o filme...
Dos mesmos produtores de Shrek e Kung Fu Panda, a Dreamworks adapta o primeiro volume da série de livros de Cressida Cowell.

Na trama, um menino miúdo chamado Soluço é filho do chefe de uma aldeia viking cuja grande atividade é se defender matando os dragões que aterrorizam seu vilarejo. O pai o proíbe de ajudá-los nessa tarefa por conta de seu porte físico, absolutamente franzino, e seu jeito um pouco atrapalhado. Mesmo assim, Soluço inventa armas de ataque aos dragões, mas a cada tentativa, as coisas só pioram e ele se torna a cada dia motivo de piadas dos outros jovens, de preocupação para os adultos e de vergonha pelo seu pai.


Em um dos ataques de dragões, Soluço decide caçar um animal por conta própria,querendo de uma vez por todas perder essa fama. Porém, acaba apenas o ferindo e, ao encontrá-lo machucado, descobre que realmente não é um caçador de dragões, não consegue matá-lo e acaba libertando o dragão mais temido e nunca visto por um humano, dragão este que faria dele o viking mais respeitado de toda aldeia. Por sua vez, o Fúria da Noite, apesar de terrível, também poupa a vida do menino. Assim, nasce uma grande amizade entre ele e o dragão Banguela, que ensina no cotidiano o pequeno Soluço os hábitos dos temidos animais e a domá-los.

E próximo passo do pequeno soluço será muito mais difícil: provar ao seu povo que é possível treinar um dragão e que tudo que eles sabiam a respeito das "temíveis feras" está completamente errado!

Vale a pena entrar nesse universo encantado, voar entre as nuvens em cima do animal alado e se assutar com as chamas e ruídos dessas feras!!!


A adaptação rendeu várias versões de livros do filme. Muitos bastante comerciais e com textos muito empobrecidos. De todos que analisei, indico Como Treinar o Seu Dragão: Por Soluço Spantosicus Strondus, de Cressida Cowell, o livro que deu origem ao filme e que foi traduzido por Heloísa Prieto, autora consagrada por seus livros com temas sobrenaturais. Aliás, de tudo que vi nas livrarias, esta é a obra mais barata.

Vale ler junto com seu filho e comentar as diferenças sobre as obras no cinema e no texto original. Para os maiores, é interessante estimulá-los a ler sozinhos, compartilhar experiências leitoras e, ainda, comparar com a adaptação do cinema, numa conversa gostosa entre leitores experientes, assim como fazemos num jantar com amigos.

Bom divertimento!!!

Para mais indicações de livros sobre o assunto deixe um comentário!!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Decoração de quarto com cabana...

Fiz mudanças no quarto do Lipito!!! Meu mocinho já dorme sozinho!!!

Na verdade, só coloquei uma cama de solteiro no lugar do berço, com a mesma decoração no quarto que eu montei quando ele ainda morava na minha barriga.

Mas gostaria de mudar algumas coisas, apesar de amar alguns detalhes do seu quarto: como os quadrinhos de papel marchê, a luminária em forma de pipa, o mural de fotos com papel reciclado e imãs em papel marchê...

Em nossas andanças à escolha de cama, meu pequeno amou uma cama-cabana, mas achei que ocuparia muito espaço e sempre considerei importante a cama adicional. Mas não abandonei a ideia de uma cabana na caminha dele...

Olha quantas coisinhas lindas achei por aí:

by Vanessa Guimarães

by Pottery Barn Kids

by Pottery Barn Kids

by Pottery Barn Kids


De ideia e boa vontade estou cheia...
Quero ver colocar em prática...rsrsrs

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Feliz Páscoa!!!!



Isso não é coisa da escola dele não!!!
Lá não tem nada disso de "datas comemorativas"!!!

Teve uma brincadeira no hotel que fomos e ele adorou!
Gostou tanto que até encarnou o personagem...