Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Calendário do Advento

Essa tradição é muito especial para famílias que adoram comemorar o Natal. O Calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia do Natal.

Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinha meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia.
As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como "relógio do Advento". 

Confesso que não conhecia tal tradição, quem me ensinou foi o Lipe assistindo o episódio do Charlie e Lola. Lógico que assisti com ele, pesquisamos alguns modelos e quis promover tal ritual, com o intuito de juntos nos alegramos, além de ensinar a ele como é importante celebrar esse momento que tem uma história religiosa e que é muito maior que o simples consumismo e o momento de comprar e ganhar!

Faça com seus filhos e adapte aos seus conceitos de Natal!

Eu produzi uma aqui em casa, aproveitando materiais que já tinha por aqui, queria ter feito de feltro, bordado, mas esse ano está tudo muito corrido, por isso fiz assim...

Materiais:

- 1 placa de EVA verde;
- 26 caixas de fósforo (só a parte de dentro)
- papel alumínio
- tinta relevo dourada
- imagens fofinhas de Natal
- canetinha preta bem fina
- 1 retalho de EVA ou cartolina marrom
- régua
- lápis
- estilete
- tesoura
- cola quente
- guloseimas ou miniaturas (se quiser colocar uma surpresa dentro das portinhas)

Como montei:

1- Desenhei e recortei uma árvore na placa de EVA.

2- Desenhei e recortei com estilete 24 portinhas de 3cm X 4cm pela árvore (desenhei do lado avesso da que será a árvore - tenha cuidado para cortá-las do lado invertido!).

3- Escrevi do número 1 ao 24 nas portinhas com tinta relevo e deixei secar.

4- Cortei um retângulo do EVA verde e colei em cima de um papel cartão marrom que tinha aqui (eu não tinha EVA marrom), deixei secar e depois recortei com estilete um retêngulo de 4cm X 6cm - essa será a portinha do dia 25/12!

5- Encapei as 24 caixinhas de fósforo com papel alumínio e colei dentro dela imagens e mensagens sobre os dias do Natal (Exemplo: 1- Vamos montar nossa árvore? / 2- Escreva a carta do Papai Noel / 3- O anjinho está anunciando a chegada de Jesus!/ 4- Escreva mensagens de Natal aos amigos... etc). Com as duas caixinhas que sobraram, eu recortei uma das laterais e as uni para ficar maior, depois encapei com papel alumínio. Dentro dela colocarei uma imagem no menino Jesus na manjedoura com a mensagem: Vamos comemorar o dia do nascimento de Jesus!

5- Atrás de cada portinha fixei as caixinhas com cola quente.

6- Finalizei colocando guloseimas e pequenos mimos em cada dia e fechando as portinhas com um adesivo de estrela.


 
Não quis enfeitar mais a árvore porque queria ter convidado-o a enfeitá-la comigo. Mas ele a achou linda e só me deixou colocar uma fita dourada e uma estrela que cobrimos de gliter vermelho...

A cada dia,  cada abertura tem sido um momento mágico familiar!!!
Aqui está um bom motivo para fazerem algo juntos, ensinar o seu filho sobre o verdadeiro conceito do Natal e se  divertirem muiiiiiiiito!!!!


Veja aqui como esse ritual tem sido especial!

Um lindo Natal para vocês!!!!