Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais um sucesso: Lipe já dorme em sua cama!

Tudo começou quando Lipe tinha 1 ano e 5 meses, após indas e vindas, tentativas e insucessos o Lipe ia e voltava para o quarto dele. Confesso que nunca fui uma mãe que possuía “toda a paciência do mundo” nas madrugadas... Com sono, eu perco toda a minha comum calma e ternura...

Conforme relatei aqui, quando Lipe tinha 1 ano e meio o colocamos definitivamente em nosso quarto. Levamos sua caminha ao lado da nossa e entre nós ficava apenas um degrauzinho, por minha cama ser mais alta que a dele, o que era ótimo, já que o impedia de rolar para a minha.

Foi como mágica: ele passou a pedir menos leite nas madrugadas e em menos de um mês passou a dormir a noite toda. Quando ele reclamava, apenas esticava a minha mão e fazia “shiiiiiiii, mamãe está aqui!”. Logo, ele passou a dormir como um anjo, uma média de 12 horas seguidas. Mesmo nas sonecas da tarde e da noite tudo passou a dar mais certo: ele simplesmente deitava na caminha dele, eu ficava ao seu lado e ele dormia. Até que um dia, enquanto escova os dentes, para deitar ao seu lado, ele já tinha dormido... E assim foi que simplesmente ia para sua caminha e dormia sozinho.

Mesmo com 2 anos e meio, quando fomos morar temporariamente fora do país, foi só garantir a caminha dele ao nosso lado e tudo deu certo. Nada de medos ou dificuldade de adaptação.

Muitos amigos e familiares quando nos visitavam em nossa casa perguntavam? “Cadê a cama do Lipe?” Então mostrávamos onde era o nosso  quarto. O primeiro quarto continuou sendo chamado de dele, como contei, era lá que as roupinhas dele ficava, o trocador, e alguns de seus brinquedos prediletos. O nosso quarto era apenas para dormir mesmo.

Confesso, também, que isso me preocupava...
Será que ele dormirá no nosso quarto para sempre?
Sentia saudades de assistir TV antes de dormir, ficar conversando com meu marido num horário só nosso...
Isso resolvemos comprando um sofá cama bem confortável e, depois que o Lipe dormia, passávamos grande parte da noite na sala, quando queríamos ficar juntinhos...

O tempo foi passando e nem percebemos...
Foi tudo muito rápido...
De repente ele já tinha 3 anos e meio e visitamos a priminha dele. Eles passaram o dia juntos e ele pediu para dormir lá... Como assim dormir longe da mamãe??? Isso já tinha acontecido em esporádicas vezes por necessidades pontuais, porém agora era ele quem pedia. Lá ele dormiu e quando retornou para casa disse: Eu quero uma cama no meu quarto!
Percebi que a hora tinha chegado...
Começamos a sair com ele e procurar uma cama de solteiro. Adoramos várias, mas achamos sensato escolher uma com cama auxiliar, no caso de noites de chamada, febres... Para ele dizíamos: “olha aqui uma caminha para sua priminha dormir com você...”

A cama chegou e já no primeiro dia ele escolheu dormir lá...
Nunca mais quis dormir em outro lugar...
Deixamos a mini-cama ainda em nosso quarto por um tempo, mas em um dia de folia no quarto ela desmontou e foi o motivo para desmontá-la de vez, mandar arrumar e doá-la.

Quando o colocamos para dormir, ele ainda pede a nossa presença... É a hora de ler uma história, ficarmos juntinhos, mas ele mesmo nos dispensa quando ele quer virar para o lado e curtir seu soninho...


Fim do mito: faz mal dormir com os pais!


(Como disse o nosso homeopata: só faz mal para o casal que não consegue ter seu tempo fora do quarto!)