Lilypie Fifth Birthday tickers

terça-feira, 20 de julho de 2010

Relactação



Já contei minha história de amamentação aqui...
Agora vou contar com detalhes sobre a técnica de Relactação, já que tantas pessoas me procuram para saber como fiz e como podem fazer...


Você sabe o que é a técnica de Relactação?
A Relactação é uma técnica que, ao mesmo tempo em que supre a alimentação, incentiva a sucção no peito, leva o bebê a reaprender a mamar e induz a produção do leite pela estimulação dos hormônios prolactina e ocitocina. O objetivo maior desta técnica é resgatar a amamentação e a produção de leite diminuida ou perdida. Desta forma, o bebê mama no peito da mamãe ao mesmo tempo que recebe leite de um "canudinho".


A Relactação é indicada para bebês:
• Que largaram o peito para usar a mamadeira, querendo sua mãe voltar a amamentá-lo;
• Com sucção pouco eficiente, ordenhando pouco leite e com baixo peso;
• Que foram adotados, querendo a mãe adotiva dar seu próprio leite ao seu novo filho;
• Prematuros que não conseguem ordenhar todo o leite necessário;
• Doentes - cardíaco e outros – que não podem fazer esforço;
• Portadores de síndromes, caso haja dificuldade na sucção;
• Recém nascidos cujo colostro da mãe não desceu, por motivos de saúde


A Relactação é indicada para mamães:
• Cujo leite não desceu ou parece ser pouco;
• Que tomou medicamento para secar o leite e quer retomar a amamentação;
• Que adotou um bebê e quer oferecer o seu próprio leite, direto do peito;
• Com hipogalactia.


Primeiros passos para a Relactação:
• Ter em mente que é trabalhosa, exige dedicação e persistência, mas traz resultados surpreendentes;
• Não oferecer durante o processo todo nem a mamadeira, nem a chupeta, pois ambos confundem o bebê na pega que é diferente;
• Ajuda de outras pessoas com os demais trabalhos, pois é um momento de total dedicação da mãe.


Materiais utilizados para a técnica de Relactação:
•Sonda Levine nº 4 - encontrado em lojas de produtos hospitlares;
•Seringa descartável ou recipiente de leite (pode ser um copinho ou mamadeira);
•Fita crepe ou micropore para prender o cateter ao seio.


ou


Produtos de Nutrição Suplementar como:
Mama Tutti - Método Suplementar de Alimentação
Relactador Sistema de Nutrição Suplementar Medela


Como fazer a Relactação:
• Introduzir a ponta do cateter de 2 a 3 cm ao lado ou por cima do mamilo, cuidando para não ultrapassar a ponta do mamilo e colar o micropore para segurar a sonda no seio;
• Colocar o bebê no peito, verificar pega (o bebê deve abocanhar toda a auréola, não deve fazer covinhas ou barulhos);
• Colocar a extremidade mais larga do cateter na vasilha com leite;
• O recipiente do leite deve ficar abaixo do nível da boca;
• Se o bebê tiver ordenhando muito rápido o leite do recipiente, pode-se diminuir o calibre do cateter, com auxílio de um clipe ou apertando com dedo.





Minhas dificuldades:
• Achar a sonda cateter flexível nº 4. Acabei achando em uma loja de artigos hopitalares;
• Meu filho não aceitava o peito por estar acostumado a mamadeira, reclamava ao sentir que tinha que fazer mais esforço e rejeitava-o;
• Ele chorava e empurrava o peito, a minha vontade realmente foi grande para não desistir!!!


VOCÊ TEM QUE SER FIRME, É POR POUCO TEMPO!


As dificuldades foram superadas assim:
•Não dava outro líquido a ele;
• Acalmava-o, colocando-o nu, junto ao meu colo, para que sentisse minha pele (aconchegando, cantando...);
• Tentava ficar calma e relaxada;
• Não esperava que tivesse muita fome;
• Usava o leite que tirava com a bombinha e só depois incluía o leite artificial, sempre fiz assim, pois fui orientada a dar o leite que ele estivesse acostumado e só usar o leite ordenhado somente quando estivesse habituado;
• Pingava o leite com seringa ou conta gotas nos lábios dele e no mamilo e aréola (estimulando o cheiro e sabor, para que começasse a sugar);
• Quando ele iniciava a sucção, introduzia sonda e ia pingando leite a cada sugada;
• Assim que melhorava a sucção, introduzia a outra ponta da sonda no copinho com leite;
• Realizava ordenha de 2 em 2 horas com uma bomba de extração de leite, para estimular a produção e guardava o leite retirado para a próxima mamada;
• Aproveitava os outros momentos para dormir;
• Oferecia o peito sempre que podia, a cada reclamada!!!


Com ele aceitando meu peito fui ficando mais calma e feliz...
Foi dando mais segurança vê-lo ganhar peso, isso deu mais calma para o processo...

Lembre-se: essa técnica deve ser usada somente até o bebê voltar a mamar no peito! A amamentação natural é sempre a mais indicada e que fará melhor a você e ao seu bebê!

Precisa de ajuda? Ficou com alguma dúvida?
Deixe seu recadinho aqui e tentarei ajudar!!!!

3 comentários:

Flá Gontijo disse...

Querida amiga,
Me desculpe a demora em comentar.
A vida tá como sempre corrida.
Amei seu post.
Super explicativo.
Obrigada por compartilhar conosco.

Beijos no coração

Flá

Aline Amorim (Doula) disse...

Ótimo tópico e parabéns pela conquista!
Fiz um post no meu blog sobre relactação e usei um pouco do seu post. Peço desculpas por ter publicado sem autorização. Caso não queira, peço que deixe um comentário e retirarei na mesma hora. A intenção é somente levar informações à outras pessoas. Obrigada, Aline.

Adriely Cintra disse...

Fiquei sabendo dessa RELACTAÇÃO hoje... e resolvi pesquisar. O engraçado foi que hoje mesmo passei em um Pediatra e expliquei que não estava amamentando e ele simplismente me disse que ou eu tinha leite e dava para meu filho, ou não tinha. Saí arasada do consultório, achei que ele, como Doutor, me ajudaria.
Seu tópico está ótimo.. até me deu mais forças de lutar para amamentar meu bebê.
Se puder me mandar mais alguma coisa sobre o assunto, é só me procurar na net.. Bjs!