Lilypie Fifth Birthday tickers

sábado, 4 de outubro de 2008

Paris, Paris... PARTE 2

Tá dificil de postar, viu?
Mas não quero perder os detalhes que guardei em minha memória... hehe
Aqui nós entrando no pátio do Museu do Louvre... Nossa, é de arrepiar lembrar que lá estivemos, um verdadeiro sonho!

O museu faz um formato de U enooooorme! A construção foi feita aos poucos, por vários reis da época e cada um deixou a sua marca, muito comum nas construções vermos vários brasões com a inicial do rei N de Napoleão III (sobrinho do famoso Napoleão), H de Henrique, L de Luís...
Aqui Lipe na beira da fonte vestido de ursinho, todo encapusado pois apesar do dia lindo, estava um gelo!
Aqui ele jtinha acabado de acordar do carrinho, por isso a chupeta estragando a foto linda!
Chupeta de lado e nós em frente de uma das pirâmides do Louvre, a claridade do dia era tanta que ele mal conseguia abrir os olhinhos:
Logo venho com fotos da nossa visita ao interior do Louvre, nessa hora nem entramos, afinal o dia estava lindo e queríamos aproveitar para conhecer mais da cidade...
Por uma das saídas do Louvre damos de frente ao Palais Royal, foi construído entre 1624 e 1645, para ser residência do Cardeal Richelieu, que doou o palácio a Luís XVIII quando morreu. Hoje é sede do Conselho de Estado, da Corte Constitucional e do Ministério da Cultura:
Passando por uma fachada de colunas, vemos o Pátio de Honra do Palais Royal, e suas esferas de aço no centro do lago:
Do outro lado vemos esse lindo jardim que também faz parte do Palácio:
Onde Lipe pode brincar e se divertir:
Após um passeio pelas laterais do jardim onde se encontram lojas originais de objetos antigos e livros raros e passarmos pela estátua de Joana d'Arc não fotografada pela fome, atravessamos esse linda rua onde se vê ao fundo o Teatro Ópera o qual trarei mais imagens de sua magestosa frente depois, na lateral direita da foto algo que nos encheu de orgulho: o cartaz do filme Blindness - Ensaio sobre a cegueira, que está fazendo o maior sucesso na França! Nos deu ainda mais vontade de assitirmos ao vídeo, já que o livro de Saramago é ótimo! Alguém aí já assitiu0o?
Após o almoço do Lipe e nosso lanchinho tipicamente francês: pão francês (que não é o nosso pãozinho de cada dia!) com gãos, frios e nozes! Uma delícia!

Fomos aos Jardins das Tuileries, que fica entre a Place du Carroussel e a Place de la Concorde. Para mim, mais um parque do que jardim, separado por dois lados totalmente simétricos: dois lagos, (um de cada lado) com pessoas sentadas a sua volta, tomando sol, lendo ou conversando; pessoas caminhando pelos passeios; váaaaaarias estátuas de deuses gregos; e pequenos cafés com mesas embaixo de árvores. Lá Lipito brincou, sentou-se no meio dos parisenses e se divertiu até chegar o soninho da tarde:


Por esses jardins andmos cerca de 1km até chegarmos ao seu final: com lindos portões e estátuas e na sua frente a Place de la Concorde, na foto acima se vê o obelisco da praça.

Place de la Concorde

Em 1779 ela foi dedicada a Luí XIV, onde havia uma estátua dele ao centro. Mas essa estátua foi abatida durante a Revolução Francesa e em seu lugar foi erguida uma guilhotina onde morreram Luís XVI, a rainha Maria Antonieta, Danton, Madame Roland, Robespierre e Saint-Just.
Abaixo uma foto tirada de lá, mas não achei a foto do obelisco... :(
Em 1836 quiseram mudar a imagem da praça e seu passado sangrento nela, até que finalmente em 1840 tomou o aspecto atual: no seu centro, onde antes ficava a guilhotina, foi colocado o Obelisco Egípcio proveniente do Templo Luxor, doado em 1831 por Mehmet-Ali a Luís Filipe. O Obelisco mede 23m e é todo decorado com hieroglíficos que ilustram os feitos do faraó Ramsés III.

(vou colocar aqui a foto)

Andamos um bocadinho pela Champs-Élysées, onde havia uma exposição de aviões e helicópteros da aeronautica, até chegarmos no Petit Palais, hoje museu de artes:

E do outro lado da rua o Grand Palais com seu teto todo de cristal, hoje também um mudeu de exposição de arte:
De lá pegamos a Ponte Alexandre III, linda demais! Foi construída para celebrar a união russo-francesa entre 1896 e 1900. Ela é toda decorada com estátuas douradas que remetem à Russia e França, além de cupidos e grinaldas que brilham de longe:
Na foto acima um ciclista. Tinha que comentar isso: como os parisenses usam bicicletas como meio de transporte. O governo deixa bicicletas nova próximas ao metrô, com uma moeda (de não sei quantos euros) se pega uma bike que pode ser deixada em qualquer outro estacionamento delas. É muito bonito ver como as pessoas a usam, como os motoristas as respeitam (apesar de serem uns doidos!)...

Nós ainda na ponte Alexandre III (lipe dormia) e a Torre Eiffel atrás:
Nós na busca da Torre! Caminhamos pela margem do Rio Sena até que chegamos pertinho dela:
Chegamos!!!!!
Quando estávamos na fila da subida Lipe acordou todo feliz por estar embaixo de uma torre tão grande e alta, subimos com o elevador até metade dela e olha a vista que ganhamos:
De cima da Tour Eiffel: rio Sena e Paris...
Ainda lá em cima: o Palais Chaillot e seus grandes jardins e lago...
Nós e meus cabelos esvoaçantes:
Aqui o Champ-de-Mars visto do alto da Tour Eiffel:

Maravilhoso, não?

Um comentário: