Lilypie Fifth Birthday tickers

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Paris, Paris...

Esse final de semana foi tirado para realizarmos um sonho: conhecermos um pouquinho de Paris!

Tivemos dias tão lindos e tão especiais, que não consegui escolher as fotos...
Por isso posto várias em 3 dias diferentes, ok?

Pegamos um avião aqui em Madrid e em 1h e 50min, chegamos em Paris... O aeroporto de Madrid é muito mais moderno e bonito, mas enfim, Paris!!! Paris, Paris, Paris...

Aqui estamos na esteira rolante do aeroporto. Ela nos leva num túnel transparente de um prédio ao outro do aeroporto:

O frio estava de matar! Um gelo! Disseram-nos que lá tinha chovido a semana toda, algo comum na cidade...
Ficamos hospedados num hotel bem antigo, mas bem charmoso como tudo é em Paris:


Lipe dormiu como um anjo e acordou super animado, apesar de termos colocado o despertador para tocar mais cedo do que costumamos acordar. Então logo de manhãzinha saímos em busca da Catedral de Notre Dame:
Tivemos muita sorte, porque após vários dias de chuva, amanheceu um lindo dia de sol!
Praça da Catedral:

Rua ao lado da catedral. Tomamos um café delicioso e caríssimo (rs) no Aux Tours de Notre Dame (no toldo vermelho da foto):

Na catedral estava acontecendo uma missa para no máximo 20 pessoas, mas como é grande e a missa acontecia lá na frente, ninguém nem percebeu que tiramos essa fotinho:
Ela é escura, iluminada por poucas lâmpadas, mas isso fez com que os vitrais ficassem lindos de se ver:

Uma das capelas laterais dentro da Notre Dame:Essas esculturas enfeitam as paredes laterais do altar principal, são vários quadros representando a vida de Jesus Cristo:
Saímos da Catedral, que fica numa ilha do rio Sena, rio dos namorados, por uma de suas pontes:

Da catedral fomos até o coração do Quartier Latin (Bairro Latino) um dos locaisl mais antigos de Paris. Nele foi construída a primeira universidade da França: Sorbonne, onde os mestres e alunos só falavam latim, a língua culta da época, por isso o nome Bairro Latino. Nele conhecemos livrarias antiqüíssimas, lojas, cinemas... Herança de uma época em que ali era o bairro dos estudantes. Abaixo a Place Saint Michel, da época de Napoleão III e a fonte de São Miguel vencendo o dragão (obra de Davioud, de 1860) que foi construída em homenagem a seu tio Napoleão, como gostaria de ser visto: o derrotador de dragões:De lá voltamos ao rio Sena, que divide a cidade em duas, e fizemos um passeio por uma de suas charmosas margens:
Por esse rio são feitos os transportes de vários materiais usados na cidade. São tranportados, também, turistas como nós pelos famosos Bateaux Mouches, barcos moscas.
Abaixo uma das pontes do rio, construída a pedido do rei Henrique IV, ela é decorada por vários rostos, cada um com uma expressão diferente. Em cima da ponte há locais para observar o rio.
Aqui uma estátuta de Henrique IV, um dos reis mais queridos da França é chamado de: Grande Le vert-galant (Grande por ter restaurado a prosperidade da França após 30 anos de guerra entre cristãos e protestantes . E Le vert-galant, por suas ligações com as mulheres mais belas da época:

Depois escrevo mais sobre a vida de Henrique IV e suas mulheres vivendo todas juntas onde é hoje o Museu do Louvre e coloco nossas fotos das outras visitas... Aguardem!!!!!

Um comentário:

Bibi disse...

Querida amiga, estou empolgada só de ver tuas fotos e ver como vocês aproveitaram a viagem! Parabéns!! Estou aqui (+ Lorenzo, ainda na barriga...rsrs)vibrando junto com vocês!!
Mil beijos!
Bibi